10 dicas de decoração para apartamentos compactos

Categoria: Tendências
05 de fevereiro de 2021

Como deixar espaços reduzidos mais charmosos, funcionais e confortáveis

Morar em metragens reduzidas é cada vez mais comum em grandes centros urbanos. Para aumentar a sensação de amplitude e criar ambientes harmônicos e aconchegantes, existem muitas ideias espertas na decoração, na escolha de móveis e na organização dos espaços. Apartamento alugado ou não, com ou sem reforma, sempre existe uma solução para otimizar os ambientes. Veja aqui 10 dicas de decoração para apartamentos compactos.

1- Use espelhos para ampliar os ambientes

O uso de espelhos (retangulares ou redondos, maiores ou menores, sozinhos ou em conjunto) é um truque clássico para “aumentar” a sensação de espaço dos ambientes, além de dar um toque sofisticado na decoração de apartamentos compactos. O espelho pode ficar atrás da mesa de jantar, na porta do armário do quarto ou até no corredor.

2- Aposte na cozinha americana

Cada vez mais em voga no Brasil, a cozinha americana é uma solução inteligente para ampliar o ambiente principal do apartamento compacto com charme. A parede pode ser quebrada até uma determinada altura para a instalação de um balcão ou totalmente demolida para receber uma ilha. Isso também ajuda a fugir de cozinhas pequenas demais e transformá-las em ambientes mais agradáveis para cozinhar

3- Dê preferência a móveis planejados

Apesar de mais caros, móveis planejados combinam com apartamentos pequenos por serem projetados de modo a se encaixar perfeitamente nos ambientes disponíveis, fazendo com que o espaço seja melhor aproveitado. Eles ajudam a criar uma decoração mais homogênea, o que também contribui para uma maior sensação de harmonia e amplitude.

4- Adote simplicidade e minimalismo

Principalmente na decoração de apartamentos compactos, menos é mais: menos móveis, menos objetos de decoração, menos talha. Muita coisa acumulada pode deixar o apartamento com aspecto bagunçado e até claustrofóbico. É importante não comprometer áreas de circulação (por exemplo: uma mesa de centro pode atravancar uma sala muito pequena) e escolher alguns poucos artigos decorativos-chave.

5- Prefira mobílias com gavetas e portas

Para ajudar na organização, dar mais espaço para guardar seus pertences e conferir ares mais “clean” para o apartamento pequeno, pode ser interessante adquirir móveis com gavetas e portas, como racks, aparadores, pequenos armários, cômodas e gabinetes de cozinha e banheiro.

6- Escolha um estilo predominante na decoração

Faça um exercício de autoconhecimento e pesquisa de referências para entender qual estilo tem mais a ver com seu perfil para a decoração do apartamento compacto. Depois, procure segui-lo na sua escolha de móveis, objetivos decorativos e até vasos de plantas. Dar uniformidade à decoração ajuda na organização visual e nas composições para dar um aspecto mais harmônico aos ambientes.

7- Use cores claras

Elas ajudam na sensação de amplitude, iluminam o ambiente e contribuem para uma sensação mais harmônica e clean nos pequenos espaços. Deixe as cores mais fortes para os detalhes, em almofadas, mantas, quadros, pufês, uma poltrona ou até mesmo uma parede pintada inteira ou pela metade.

8- Prefira portas de correr

Nos armários, na varanda e até no banheiro, portas de correr são opções práticas e eficientes para ocupar menos espaço e evitar aquele bate-bate de portas com a mobília. Elas também dão um charme a mais à decoração do apartamento compacto.

9 – Traga vida com plantas penduradas

Se vasos podem ocupar muito espaço, há muitas soluções para colocar plantas na parede e dar um toque verde à decoração. Aposte em macramês, suportes de metal, vasos cortados na metade e até jardins verticais. Vasos em prateleiras também ficam bem.

10 – Pense em móveis e objetos suspensos

Racks, aparadores, vasos, TVs, prateleiras, balcões de banheiro: móveis e objetos suspensos ajudam a liberar áreas de circulação, deixar vãos livres no chão para guardar caixas organizadoras, por exemplo, e ainda deixam a decoração mais leve.

Procurando apartamento em Osasco (SP)?

A Dubai, empresa referência no setor imobiliário, é responsável por uma série de edifícios de alto padrão em Osasco (SP), principalmente no agradável bairro de Bela Vista. Arquitetura contemporânea, design arrojado, paisagismo impecável, serviços mil: a proposta da Dubai é transformar seu estilo de vida trazendo mais qualidade, inovação e conforto. A empresa é conhecida por ter 100% das obras entregues no prazo e prezar por disciplina administrativa, tecnologia de ponta e acabamentos diferenciados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Estamos em Várias Localizações

A Dubai está em todo lugar, veja as principais localizações

Osasco | Alphaville | São Paulo

Atendimento por Whatsapp