Financiamento imobiliário ou consórcio: entenda a diferença

17 de novembro de 2022

Financiamento imobiliário ou consórcio: entenda a diferença

Vai comprar uma casa ou apartamento e ainda não sabe qual será a melhor forma de fazer isso? Claro que pagar à vista seria uma ótima opção. No entanto, como o valor é muito alto, dificilmente a pessoa consegue ter o valor total. É por isso que a maioria opta por consórcio ou financiamento. Você já pensou nisso?

Embora tanto o consórcio quanto o financiamento sejam opções interessantes e frequentemente sejam citadas como alternativas para comprar casas, na prática, são coisas bem diferentes. 

Conheça mais sobre consórcio e financiamento e veja qual dessas alternativas se encaixa melhor em sua necessidade! 

O que é o financiamento imobiliário?

O financiamento nada mais é do que um tipo de empréstimo, que é feito por uma instituição financeira, especialmente para você comprar um imóvel. No geral, é preciso ter pelo menos 20% do valor do bem para dar de entrada. O restante, a instituição parcela para você pagar aos poucos, mês a mês.

É claro que esse parcelamento não é de graça. Assim como todo empréstimo, o financiamento imobiliário tem juros. Sendo assim, quanto mais tempo você demorar para pagar, mais caro será o valor final do seu bem.

Além disso, como em qualquer tipo de empréstimo, para que a pessoa consiga financiar um imóvel a vida financeira dela será avaliada. Outro ponto importante é que os juros cobrados variam de uma instituição para outra. Assim, é preciso fazer uma boa pesquisa para saber qual delas oferece o menor juros. 

O interessante do financiamento, em relação ao consórcio, é que assim que ele for aprovado completamente, a compra do imóvel é feita e o comprador pode ocupar o lar. Além disso, a quantidade de parcelas também é maior, o que permite que a pessoa tenha mensalidades menores que, muitas vezes, são iguais ou menores do que um aluguel. Em alguns casos, é possível levar mais de 30 anos pagando. É possível usar o FGTS. 

Embora as vantagens sejam boas, também é preciso avaliar as desvantagens. O endividamento a longo prazo é uma delas. Além disso, o valor final do bem também aumenta, devido aos juros. Há também a parte burocrática que pode ser um pouco cansativa. 

Como funciona o consórcio imobiliário?

O consórcio é mais adequado para pessoas que não precisam do bem rapidamente. Afinal, para ser contemplado é preciso ter um pouco de sorte e ser sorteado.

Resumidamente, o consórcio consiste em um grupo de pessoas que pagam mensalidades e, todos os meses, uma delas é sorteada. A pessoa sorteada recebe o valor integral do bem, ou seja, o total do consórcio e pode comprar o imóvel pagando à vista. Isso é interessante por dar uma margem de negociação.

No entanto, é bom lembrar que a pessoa pode ser sorteada no primeiro mês ou no último. Assim, poderá levar anos para ser contemplada.

Ao mesmo tempo, é preciso destacar que os juros, que podem ser um problema no financiamento, não existem nos consórcios. Mas há taxas administrativas que são parceladas nas mensalidades. 

Assim, o consórcio pode ser uma ideia interessante para quem não precisa do bem logo e quer planejar uma compra a longo prazo. É também interessante para quem não consegue guardar dinheiro para dar entrada em um financiamento, por exemplo, ou seja, para quem não tem disciplina financeira. 

E agora? Financiamento imobiliário ou consórcio? Conte pra gente nos comentários e aproveite para descobrir como funciona a amortização de um financiamento imobiliário!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Estamos em Várias Localizações

A Dubai está em todo lugar, veja as principais localizações

Osasco | Alphaville | Barueri | São Paulo